Conheça as hortas urbanas comunitárias: Há diversas vantagens nas hortas urbanas. Elas reduzem as ilhas de calor, absorvem água, melhora a qualidade alimentar, é uma alternativa econômica e aumenta a biodiversidade.

O AgroNãoMia pesquisou e encontrou alguns exemplos de Hortas Urbanas. Uma delas está localizada no Shopping Eldorado – zona oeste de São Paulo. Veja mais:

Crescimento

Não é só em São Paulo que há o aumento das hortas urbanas. Em várias metrópoles pelo mundo tem esse aumento. E essa ideia está chegando bem forte aqui no Brasil. Além disso, é uma tendência, pois abre espaço para as pessoas urbanas terem contato com a natureza, seja em suas casas ou em um espaço público.

Essa pratica abre um novo nicho para o mercado pois ao invés de cultivarmos plantas ornamentais, as pessoas cultivam hortaliças, ervas medicinais, ou seja, outras vertentes de plantio.

Hortelões urbanos: a maioria dessas pessoas já cultivam ervas e hortaliças no quintal ou até mesmo com hidropônicas. Isso em casas particulares ou espaços públicos.

Além disso eles se comprometem em expandir essa ideia, espalhando para os vizinhos e pessoas conhecidas.

Entrevista

Nós entrevistamos Hans Temp, o fundador da ONG cidade sem fome. A ONG visa utilizar espaços sem utilidade para promover o bem social.

AgroNãoMia: Como que essa busca chega até vocês? Como é feita essa interação com o público, principalmente das periferias, aonde a ONG realmente quer atuar?

Hans Temp: Inicialmente nós procurávamos o espaço e as pessoas para trabalhar. Hoje a situação se inverteu. Como o projeto deu muita mídia, e a agricultura urbana é uma temática interessante para muitas pessoas, então essas pessoas ligam para a cidade sem fome.

Confira a entrevista completa aqui.

O canal que defende o agricultor e o agronegócio também se preocupa com a sustentabilidade e luta contra o desperdício de alimentos. Confira nossa matéria especial sobre esse assunto aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.