O desperdício de alimentos no Brasil é um dos maiores no mundo. Já passou da fase de conscientização e  isso tem que mudar.

Todos os anos, mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados, jogados no lixo ou nem chegam ao consumidor final. Isso é equivalente a 30% de todo alimentos produzidos no mundo. Ao falar de cereais, mais de 30% são desperdiçados. Com o leite, envolvendo o gado, cerca de 20% do total da produção é jogada no lixo.

No Brasil, cerca de 41 mil toneladas são desperdiçadas. Isso leva o país ao ranking dos 10 que mais desperdiçam alimentos no mundo.

Qual o motivo?

Como já demonstramos no nosso canal, grande parte das perdas acontecem no pós-colheita. Isso envolve: problemas de logística, infra-estrutura defasada e armazenagem. No entanto, há o outro lado da moeda: você. Sim, você também é o culpado pelo desperdício de alimentos. Confira a opinião do AgroNãoMia sobre o assunto.

Opinião

O alerta do Mateus reflete o nosso pensamento. Chega de apontar o dedo para os outros. Nós somos os culpados. Aquela alface feia do supermercado, aquele morango com uma sujeirinha, tudo aquilo tem a mesma qualidade nutricional de um alimento bonito.

Quando esses alimentos não são comprados, além de aumentar o custo deles, a atitude só contribui com a cadeia do desperdício alimentar.

Evite dar preferência para orgânicos, gourmet e opte pelo convencional. O importante é não desperdiçar. Tanto eu, como você que contribui com essa fartura alimentar, com o desperdício.

Isso faz parte de uma conscientização. Quando a população conseguir controlar o desperdício de alimento, já vamos fazer parte da nossa mudança no mundo.

Um dos principais problemas no desperdício de alimentos no Brasil é associado com a estética do produto. O AgroNãoMia listou projetos de conscientização sobre o assunto, veja aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.