Como informou o Secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, o Censo Demográfico não será realizado em 2021 por “corte de gastos.” Por conta desta notícia absurda, decidimos listar alguns dos motivos da pesquisa ser tão importante para o brasileiro.

A começar pelo fato de que o Censo é o índice mais completo e preciso da população brasileira, que fornece informações imprescindíveis para nossos governantes planejarem políticas públicas em prol do povo que os elegeu.

Além disso, a pesquisa ajuda a fornecer dados de desemprego (que estão maiores do que nunca e isso pode ser um dos motivos reais do cancelamento) e mostra a situação de moradia e condições da população.

Por último, cerca de 200 mil pessoas (em sua grande maioria jovens) receberiam um emprego temporário para trabalhar no Censo, o que ajudaria uma pequena parcela da população a ingressar no mercado de trabalho.

Além de fornecer um respiro àqueles que perderam seus empregos por conta das dificuldades geradas pela pandemia.

Segundo o ex-presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, tal cancelamento é uma catástrofe. ignorância política e inconstitucional. Ele ainda disse que ao lado do investimento na vacina, os gastos no Censo são essenciais.

Desta forma, parece que o governo, que segue aprovando gastos realmente desnecessários (e que só beneficiam a eles próprios) está negando informação à população.