Você provavelmente deve saber que a cidade de Brumadinho, no dia 25 de janeiro, foi vítima de uma tragédia depois do rompimento da barragem 1 da mineradora Vale.

O que podemos chamar de crime tem impacto ambiental, social, psicológico e econômico não só para a região mineira, mas para todo o país.

A seguir, o top 3 de algumas consequências diretas ao agronegócio a partir do desastre:

Perda de terras

A área afetada pelos rejeitos da mineradora faz parte do chamado “cinturão verde” do entorno de Belo Horizonte, que abastece com hortaliças a CEASA de Minas Gerais e toda a região metropolitana da capital mineira.

De acordo com dados preliminares do Ibama, a lama destruiu pelo menos 270 hectares, entre vegetação nativa da Mata Atlântica e Áreas de Proteção Permanente.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse em entrevista que todo o levantamento de perdas foi feito com apoio do Cadastro Ambiental Rural e a área da Bacia do Rio Paraopeba conta com aproximadamente 570 propriedades, majoritariamente afetadas.

Comprometimento da água

A lama tóxica de rejeitos da mineradora ao entrar em contato com a água causou intoxicação.

Por isso, a ministra também afirmou que a prioridade neste momento é analisar a qualidade da água em Brumadinho para saber se ela poderá ser utilizada pelos animais e pela irrigação, já que este é o método de pequenos produtores hortifrutigranjeiros hidratarem suas produções.

Tereza Cristina revelou que a pasta está em contato com o governo de Minas para discutir ações de suporte e uma das ideias é furar poços para que a população e os animais tenham acesso a água de qualidade.

Já o ministro da Cidadania, Osmar Terra, alegou que está elaborando um plano junto ao MAPA para a construção de cisternas, poços artesianos e outras formas de captação de água.

Há um recurso, total, de 420 mil reais alocados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para Brumadinho e a intenção é que a CONAB compre os alimentos produzidos por agricultores locais e distribua em creches, asilos e populações que dependem deste abastecimento.

Crédito Rural

O Ministério da Agricultura garantiu que vai conceder crédito rural aos produtores afetados pela tragédia de Brumadinho.

De acordo com a ministra Tereza Cristina, além do recurso aos pequenos agricultores, a pasta está em conversa com o Ministério de Desenvolvimento Social para estruturar  um programa visando a recuperação das atividades da área rural.

O governo também planeja o pagamento antecipado de benefício do INSS no município, bem como a antecipação do pagamento do Bolsa Família de fevereiro aos beneficiários.

Vale lembrar ainda que o Brasil conta com cerca de 20 mil barragens cadastradas pelo governo e 3386 são classificadas com potencial para “acidente”.

Em uma reunião entre ministros, ficou acertado que a prioridade é fazer um trabalho de fiscalização nesses locais, mas para variar o governo não deu prazo para a operação ser realizada.

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.