O mirtilo é uma espécie frutífera originária de algumas regiões da Europa e América do Norte. A fruta é apreciada por seu sabor exótico, pelo valor econômico e por seus poderes medicinais, sendo até considerada “fonte de longevidade”.

Assista nosso vídeo e saiba mais sobre as características desta fruta:

Fruta medicinal?

Além do sabor, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa.

A pesquisa mostra que a fruta produzida aqui no Brasil possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos. É este pigmento que age de maneira benéfica no nosso organismo: combate os radicais livres, é antiinflamatório, melhora a circulação e reduz o colesterol ruim. Outro benefício comprovado do mirtilo está ligado à saúde dos olhos.

“Estudos científicos têm mostrado que o mirtilo previne doenças relacionados à visão, como catarata e glaucoma, melhorando a capacidade de leitura e o foco da visão. Os antocianos presentes no mirtilo têm a capacidade de reverter ou evitar o problema, prolongando a capacidade visual”, farmacêutico José Ângelo Zuanazzi, da UFRGS

Plantações brasileiras

A região Sul do Brasil tem grande potencialidade de produção de pequenas frutas, dentre elas o mirtilo. Há grande interesse comercial por esta espécie, principalmente para exportação.

A questão é que o mirtilo apresenta alta rentabilidade, constituindo-se numa espécie que se adapta à exploração nas pequenas propriedades. Devido à baixa utilização de insumos para produção, ele esta dentro dos preceitos da produção limpa, resguardando o ambiente e a segurança alimentar.

A Embrapa Clima Temperado foi pioneira na introdução desta cultura no Brasil e tem efetuado pesquisas, tanto no que se refere ao melhoramento genético como práticas culturais.

Os primeiros experimentos com mirtilo no Brasil datam de 1983, e foram realizados pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas – RS), com a introdução da coleção de cultivares de baixa exigência em frio, variedades do grupo rabbiteye (Olho de Coelho), oriundas da Universidade da Flórida (Estados Unidos), o plantio comercial iniciou em 1990 na cidade de Vacaria (RS).

O quadro produtivo atual, no país, está estimado em cerca de 60 toneladas, concentradas nas cidades de Vacaria, Caxias do Sul (RS), Barbacena (MG) e Campos do Jordão (SP), totalizando uma área de aproximadamente 35 ha. No Rio Grande do Sul, a região de Vacaria é a pioneira no cultivo desta fruta azul e a grande referência na produção.

Rio Grande do Sul

No país, o principal produtor do mirtilo é o Rio Grande do Sul, que conta com 60 produtores cultivando a fruta. Para a produção, uma das principais vantagens é que não há necessidade de ter uma grande área de terra. Para se ter noção, um hectare fornece a capacidade de produzir mais de 10 toneladas da fruta por ano.

O Rio Grande do Sul produz, aproximadamente, 270 toneladas, que são distribuídas na maioria das regiões do estado.

Links complementares:

http://redeglobo.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-3067-3-46788,00.html

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/32395/1/documento-96.pdf

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/mirtilo-cresce-no-mercado-agropecuario-e-tem-rs-como-principal-produtor-no-pais.ghtml

https://minhasfrutas.blogspot.com/2017/10/cultura-do-mirtilo-blueberry-parte-1.html

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.