O governo da República Popular da China, o maior país da Ásia Oriental, anunciou que foi detectado um foco de ASF, ou Peste Suína Africana, na sigla global. Os animais estão em quarentena para avaliação e serão desinfetados ou abatidos.

De acordo com a Xinhua, agência oficial do governo chinês, 86 animais pertencentes a duas fazendas foram afetados pelo vírus. O foco foi constatado em Pequim, cidade com aproximadamente 22 milhões de habitantes.

Feng Zhongwu, funcionário do Ministério da Agricultura, afirmou à Reuters que até hoje foram computados 74 focos, como este, da Peste Suína Africana no país.

Atraso na segurança alimentar

O porta-voz chinês confirmou que desde agosto deste ano, 600 mil animais foram mortos em razão da doença. Feng completou dizendo que ainda nos próximos meses, surtos esporádicos da doença serão observados no país.

Cerca de 26 milhões de produtores de suínos estão atrasados na adoção de medidas contra a disseminação do vírus. Focos em outros países também tornam os esforços para conter a doença mais desafiadores, disse ele.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.

Foto: Reuters