Geração de conhecimento, tecnologias e inovações geoespaciais para a agropecuária. Hoje vamos falar sobre como os satélites podem contribuir para mapeamentos no agronegócio.

Números

A área rural brasileira utiliza, em média, apenas a metade da superfície de seus imóveis, são 50,1%. Já a área dedicada à preservação da vegetação nativa nos imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural representa 25,6%, ou seja,  um quarto do território nacional.

Esses dados mostram a dimensão territorial da sustentabilidade da agricultura brasileira e, por trás desses números, tem muito estudo na Terra com dados gerados com tecnologia!

É que o reconhecimento na preservação do meio ambiente acontece graças à Embrapa Territorial, com base em dados numéricos e cartográficos de mais de 4 milhões e meio de imóveis registrados no CAR. Juntas, as áreas protegidas e as preservadas nas áreas rurais totalizam 423 milhões de hectares ou 49,8% do Brasil.

Imagem de Satélite WorldView-2, de área de soja na região de Londrina, PR, trabalhada no âmbito do projeto AGSPEC

Embrapa x Satélites

A Embrapa possui ainda a divisão de Monitoramento por Satélite, que atua na geração de conhecimento e inovações geoespaciais para a agropecuária. As imagens orbitais são essenciais na elaboração de zoneamentos, indicadores de sustentabilidade, mapeamentos e monitoramentos do uso e da cobertura das terras.

Para contribuir na disseminação de informações geoespaciais atualizadas, foi organizada uma nova versão do website “Satélites de Monitoramento”, com os principais satélites e sistemas sensores remotos utilizados em agricultura e ambiente.

Recortes de imagens do satélite GeoEye, produzidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite, para uso em projetos de pesquisa da Unidade.

Um exemplo é o programa IRS, satélites especializados em coletar dados para levantamentos de uso e cobertura das terras, monitoramento de safras, além de atuar em estudos de áreas urbanas e cartografia.

Ou seja, a agricultura 4.0 e toda a atualização do agronegócio no Brasil contam muito com a aliança entre pesquisa e tecnologia, inclusive com dados gerados lá das alturas. Os índices de sustentabilidade e o mapeamento para o CAR são apenas algumas das funcionalidades que um satélite pode trazer para o agronegócio.

Você conhece alguma outra função ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Escreve pra gente e interage aqui nos comentários e lá nas redes sociais.

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.