Governo libera registro de 14 químicos e 2 biológicos genéricos para produtores rurais

Nesta segunda-feira (02) o Ministério da Agricultura liberou mais 16 agrotóxicos genéricos para o uso dos produtores, fazendo destes, os primeiros do ano a serem registrados. Além disso, 32 pesticidas foram autorizados para a formulação de novos produtos mais em conta para o consumidor.

Os agrotóxicos são essenciais para alimentação mundial, sendo eles os grandes responsáveis por garantir a sobrevivência de plantações e frutos nos combates contra pragas e doenças, fazendo com que mais alimentos cheguem  ao consumidor final, dando ao mercado condições de alimentar o mundo.

Os agrotóxicos são inofensivos para o consumidor final, ainda mais após os processos de lavagem, cozimento, entre outros que os alimentos passam antes de serem ingeridos. Para o consumidor ter problemas ao ingerir tomates plantados sob o uso de agrotóxicos, a pessoa precisaria comer  mais de 8 mil, isso mesmo MAIS DE OITO MIL unidades de tomate em um dia, sem lavar, cozinhar ou fritar.

Estes produtos são utilizados para garantir que o maior número de frutos seja salvo na colheita final, por isso são chamados de defensivos, sendo prejudiciais às pragas, mas não aos humanos. Aos produtores que manuseiam os agrotóxicos, sempre sigam as recomendações do desenvolvedor, porque neste caso, o contato direto pode ser prejudicial.

Fonte: Syngenta e Valor Econômico