Iniciativa da ABAG reuniu grandes personalidades do agronegócio para discutir a atual situação do setor.

Na última segunda-feira, 11, rolou o Webinar da ABAG “Agro de Ponta a Ponta” mediado pelo Presidente da ABAG Marcello Brito e com os debatedores Douglas Ribeiro (Diretor de Marketing da CORTEVA), Christian Lohbauer (Presidente da CropLife Brasil) e Lair Hanzen (Presidente da Yara).

Um bate-papo de quase duas horas com muita informação e conteúdo.Os quatro se reuniram por vídeo-chamada e discutiram o atual momento do setor.

Folder do Webinar ABAG “O Agro de Ponta a Ponta”

Douglas Ribeiro começou sua apresentação revelando que os números da safra de verão de sementes bateu recordes históricos e garantiu que a produção segue firme após a CORTEVA ter se ajustado às recomendações de higiene para prevenir o Coronavírus.

Christian Lohbauer acalmou os ânimos dizendo que após um breve período de adequação, o agronegócio conseguiu se adaptar e que neste momento “para o agronegócio as coisas estão relativamente em ordem.” Em comparação a outros setores.

Lair Hanzen alertou que o país tem potencial para sair desta situação ainda mais forte do que entrou e explicou os motivos do Brasil ainda ter que importar fertilizantes, sem conseguir produzir internamente. Além dos muito obstáculos de frete e outras tarifas, a falta de incentivo atrapalha neste caso.

O que mais foi falado é sobre o comportamento que Brasil deve ter para se fortalecer nesta crise e das condições favoráveis que o país tem para manter o mundo alimentado. Nenhum outro lugar no mundo tem as mesmas condições favoráveis neste setor.

Douglas Ribeiro alertou os pequenos produtores para buscarem o cooperativismo, porque neste momento eles estão mais expostos do que as grandes corporações, principalmente em nível tecnológico. Mas, alertou para o fato de que o acesso a novas tecnologias vem crescendo em um ritmo acelerado e que CORTEVA participa deste movimento.

Para encerrar, foi apontado que crises dessa magnitude aceleram tendencias e que o Brasil é o país do agronegócio. Em nenhum outro lugar no mundo, há pessoas tão talentosas no setor. “Nós temos vocação para o agronegócio” disse Douglas Ribeiro.

Produtor familiar

Antes de encerrar, os debatedores falaram que o governo deveria interferir menos no setor e que a iniciativa privada deveria ter mais poderes para incluir mais os produtores familiares, incluir mais pessoas com chances de se firmar no mercado.

Marcello Brito encerrou dizendo que teremos mais lives. Então, fiquem ligados no Agronãomia para não perder nada. Você ainda consegue conferir a live clicando aqui.