Graças à supersafra deste ano, o Brasil volta a passar os Estados Unidos e se consolida como o maior produtor de soja do mundo. A safra foi revistada pelo IBGE.

Além disso, segundo as projeções norte-americanas, o o Brasil irá se manter na liderança também na próxima safra, escancarando o ótimo desempenho do nosso agro durante a pandemia.

Dando números mais precisos, o Brasil pretende colher 247,4 milhões de toneladas de grãos nesta atual safra. Número 2,5% maior que o obtido no mesmo período do ano passado.

Entretanto, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é ainda mais otimista e prevê 251,4 milhões de toneladas colhidas na safra deste ano. O IBGE ainda prevê outros recordes.

Como se não bastasse a marca história na soja, algodão e café também devem superar as expectativas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já nossos colegas norte-americanos tiveram sua colheita de soja marcando 96,68 milhões de toneladas na estimativa mais recente do USDA (U.S. Department of Agriculture).

Contudo, a safra 20/21 dos EUA deve crescer consideravelmente os números, já que eles tiveram adaptação complicada por conta da pandemia, diferente do Brasil, que rapidamente se adequou e cresceu no processo.

Em comparação com as previsões, enquanto os Estados Unidos esperam colher 112,3 milhões de toneladas em 20/21, os brasileiros projetam 131 milhões de toneladas no mesmo período.