O Turismo rural, também conhecido como Agroturismo, é uma modalidade nova de turismo que vem ganhando espaço no Brasil. A prática se desenvolveu inicialmente na Europa.

No vídeo a Laura usou de exemplo a fazenda do Rui Saturnino, em Portugal. Mas e no Brasil, aonde temos o Agroturismo? Saiba mais assistindo o nosso vídeo:    

Origem

O sucesso do turismo rural é atribuído à deterioração do ambiente urbano. Desde a década de 70, a procura por diversificações turísticas como solução para o sociedades rurais, deu origem ao desenvolvimento do turismo em espaço rural.

A modalidade pode apresentar como atração as plantações e culturas em áreas de referência internacional no agronegócio.

Alternativa de renda e desafios

Nos territórios rurais, as terras são majoritariamente destinadas para práticas agrícolas, e na noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade contemporânea aceita ao rural.

A prática é uma alternativa de desenvolvimento econômico para o mundo rural. O Comprometimento com a produção agropecuária tem muita ligação com a ruralidade: um vínculo com as coisas da terra.

Assim, mesmo que as práticas  agrícolas não estejam em escala comercial,  a produção agropecuária pode ser representada pelas práticas sociais e de trabalho, pelo ambiente, pelos costumes e tradições, pelos aspectos arquitetônicos, pelo artesanato, pelo modo de vida considerados típicos de cada população rural.

Um dos principais desafios do agroturismo é desmistificar o mito de que a roça, ou os meios do agro, seriam sinônimos de atraso. Fato que afastaria o interesse popular neste tipo de turismo.

Experiência do visitante

A ideia do agroturismo é permitir ao visitante viver  temporariamente em uma família de uma comunidade rural, observando as atividades do dia a dia da à lavoura, e até participar delas. Assim, o visitante poderá ainda degustar os pratos e manjares típicos do lugar. 

O Agroturismo permite uma interação cultural bilateral, por um lado permite ao lavrador e à família transmitir o seu legado ambiental, bem como desenvolver a sua cultura pessoal, e simultaneamente, para o turista permite-lhe aprender e satisfazer grande parte das suas curiosidades relativas ao meio rural.

Turismo Rural no Brasil

O Programa Talentos do Brasil Rural, em parceria do Ministério do Turismo e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, promove a inclusão de produtos e serviços da agricultura familiar em roteiros de viagem.

Em Minas Gerais, o “Café com Cachaça” passa pelas cidades de Acaiaca, Araponga, Canaã, Guaraciaba e Viçosa.

No município de Gramado (RS), o roteiro de “Agroturismo” apresenta a cultura dos italianos e alemães que vieram para o Brasil no período colonial.

Já na Paraíba, a cachaça também é o tema do “Caminho dos Engenhos” (cidades de Areias e Bananeiras).

No entanto, o Turismo Rural não possui uma fórmula exata. Há incontáveis lugares que entrariam nesta lista, como por exemplo visitar plantações de café, vinícolas artesanais e vendas artesanais.

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.