Na última semana noticiamos no Youtube que as nuvens de gafanhoto que chegaram ao sul do continente haviam se movimentado consideravelmente em direção ao Brasil, mas agora a situação mudou.

Com a onda de frio do Rio Grande do Sul, tal nuvem deve permanecer na Argentina, que segue combatendo a praga de maneira extremamente eficaz tendo eliminado grande parte dos visitantes indesejados.

Sendo assim, a nuvem que não se movimentou nos últimos dias, não deve mais ser um problema para os agricultores brasileiros, tendo em vista que os argentinos planejam novas investidas.

O Senasa (Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina) confirmou que 80% da nuvem de gafanhotos da província de Entre Rios foi eliminada.

As pulverizações terrestres se mostraram o método mais eficaz no combate à praga e foram feitas num raio de 100km de Barra do Quaraí (RS).

Além da pulverização, as baixas temperaturas diminuem a velocidade dos gafanhotos sobreviventes, que agora foram localizados em pontos distintos, o que mostra que a nuvem de fato se dissipou.

As autoridades argentinas já localizaram os pequenos focos dos insetos e planejam um ataque final para terminar de vez com este risco às lavouras.