Sabor, cheiro e textura. Será que os alimentos orgânicos são tão diferentes dos convencionais? E quanto ao valor nutricional?

Neste vídeo usamos informações de uma pesquisa realizada por nutrólogos britânicos e publicada no American Journal of Clinical Nutrition e do engenheiro agrônomo e florestal, Valter Casarin, que é Coordenador Científico da Nutrientes para a Vida.

Vocês acham que os alimentos orgânicos e de produção convencional tem diferença nutricional ou sensorial? Confira em mais um vídeo do AgroNãoMia.

Esse é um mito que atinge de muitas maneiras tanto o consumidor, que recebe uma afirmação falsa, tanto quanto o produtor convencional, que pode ter sua imagem prejudicada.

A questão é que alguns estudos vêm para bater de frente com essa crença quanto à diferença nutricional.

Segundo o diretor da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, Bernhard Url, Em termos de segurança alimentar, entre orgânicos e convencionais não há diferenças. A agricultura orgânica tem vantagens de sustentabilidade.

O valor nutricional

O valor nutricional dos alimentos está relacionado diretamente com sua composição química e energética, que é medida através da quantidade de gordura, açúcar e vitaminas, entre outras.

Segundo o especialista, conhecer a quantidade desses valores é importante para mantermos uma dieta balanceada e saudável, porém é difícil identificá-los nos alimentos orgânicas já que eles não são expostos em tabelas para o consumidor.

É comum ouvir as pessoas comentarem que o alimento orgânico é mais seguro, mais saudável e mais saboroso do que o produzido no sistema convencional.

No entanto, o estudo mostrou que não houve diferença entre os dois em teor de vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, zinco entre outros, afirmou Valter Casarin.

De acordo com a mesma pesquisa Os maiores perigos são as intoxicações alimentares, bacterianas e virais. Há possivelmente milhões de intoxicações por ano na Europa que poderiam ser prevenidas com higiene e controle.

Estudos

Não existem evidências suficientes para afirmar que alimentos orgânicos são nutricionalmente superiores aos alimentos produzidos no sistema convencional. Foi o que disse a pesquisa realizada por nutrólogos britânicos e publicada no American Journal of Clinical Nutrition

Isso acontece porque as plantas absorvem os nutrientes de formas específicas, sejam elas orgânicas ou minerais. O engenheiro explica que é fundamental avaliar o solo e ver se ele apresenta todos os nutrientes para garantir a boa produtividade das plantas, se não, é preciso fornecê-las através da adubação, calculando a quantidade correta dos nutrientes.

Fertilizantes orgânicos

O problema é que os fertilizantes orgânicos precisam de mais atenção já que a liberação de nutrientes ocorre de forma mais lenta e dessincronizada, o que geralmente não acontece nos produtos destinados ao cultivo tradicional.

“Nesse caso, são reduzidos os fatores que podem afetar negativamente a produtividade, o que permite que as plantas se desenvolvam de forma mais eficiente e adequada”, conclui.

Segundo experimento de Stanford, nenhuma diferença consistente foi vista no teor de vitaminas entre eles, e apenas um nutriente, o fósforo, estava depositado em maior quantidade nos alimentos orgânicos.

Também não houve diferença no teor de proteína e de gordura no leite, embora evidências de um número limitado de estudos sugiram que o leite orgânico pode conter níveis significativamente mais altos de ácidos graxos ômega-3.

Os pesquisadores não conseguiram ainda identificar frutas e vegetais específicos cuja “versão orgânica” fosse a escolha mais saudável.

Tereza Cristina estuda premiar produtor por preservação de áreas verdes, veja.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/organicos-e-convencionais-tem-o-mesmo-valor-nutricional_405250.html