Na última semana, a região de Shenzhen na China, divulgou ter recebido uma asa de frango do Brasil contaminada com o coronavírus. Até o momento ainda não se sabe o momento da possível contaminação.

Autoridades brasileiras acreditam que tal acontecimento não deve prejudicar a exportação com a China. Segundo Charles Tang, presidente da Câmara Comércio Brasil-China, isso não deve afetar drasticamente as negociações.

“Acredito que a China vai suspender temporariamente a importação do abatedouro de origem dessas aves e pedir para o Ministério da Agricultura uma inspeção severa […] Mas não vai abalar o comércio de proteínas do Brasil para a China.” Disse ele.

Entretanto, após a divulgação deste caso que ainda não foi completamente esclarecido, as Filipinas e Hong Kong divulgaram a suspensão da importação de proteínas do Brasil.

Os casos entre as regiões é diferente. Enquanto Hong Kong comunicou o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) sobre a suspensão especifica do frigorífico de Santa Catarina, de onde saiu o frango contaminado, as Filipinas não notificaram o ministério.

Além disso, no caso dos filipinos, o Brasil vê manobra de política interna do país, que há tempos era pressionado a investir mais em seus produtores e viu este caso como a desculpa perfeita.

Finalizando, se vocês quiserem saber mais sobre teorias da conspiração deste caso do frango, em nosso vídeo da semana falamos sobre o assunto.