Premiar o produtor por preservar as áreas verdes. Essa é a ideia da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O bônus seria de acordo com o cumprimento da lei de preservação ambiental.

Essa ideia está em análise e possui referência de países estrangeiros, que adotam os chamados “green bonds”  (títulos verdes).

Imposto sobre Propriedade Territorial Rural

A isenção de ITR (Imposto sobre Propriedade Territorial Rural) foi pautada pelo staff de transição como forma de compensação, mas rapidamente minimizada por Tereza.

“Isenção de ITR é tão pequeno, não é o que move as pessoas. Você tem green bonds, tem Bolsa hoje para isso. Na Inglaterra, no mundo, tem gente aí que tem títulos para isso. São coisas muito mais modernas”, disse.

O ITR rendeu R$ 1,4 bilhão em 2017, 0,1% da arrecadação federal de impostos informada pela Receita.

A futura ministra foi realista quanto ao ponto de vista do produtor dizendo que os incentivos são necessários para o cumprimento da lei ser efetiva.

“A preservação só vale a pena se a pessoa sentir que ela tem alguma bonificação”, afirmou à reportagem Cristina, atual presidente da Frente Parlamentar Agropecuária.

PIB do agro cresceu 2,5%, veja.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.