Você acha possível que dejetos de suínos possam se transformar em combustível e energia elétrica? Isso já acontece em Santa Catarina.

Assista:

O criador desta inovação foi Anélio Tomazzoni. O produtor programou a produção inicialmente em sua granja, em Santa Catarina. Tudo partiu da quantidade excessiva de dejetos de mais de 3.000 animais.

A ideia sustentável do produtor gerou sucesso a ponto de sua propriedade abrigar uma usina de produção de biogás.

A ideia inicial do Anélio era economizar energia para movimentação do maquinário de suas instalações.

Produção e divisão

De acordo com Anélio são 250 mil litros de dejetos que, diariamente, vão para sete biodigestores. Essa quantidade consegue abastecer cerca de 1.800 residências durante cada mês.

Hoje, são 32 galpões com certificação, destinados à produção de matrizes com ciclos de creche e recria. A quantidade estimada é de 330 animais por galpão.

Metade da produção fica na propriedade para suprir a demanda interna.  Já a outra metade é vendida para a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.

“Hoje, qualquer propriedade acima de 3 mil animais já tem potencial para produzir uma boa quantidade de quilowatts”, disse o criador Anélio Tomazzoni, em entrevista ao Globo Rural.

Combustível

Em testes, o gás já foi utilizado como combustível em um carro em Concórdia-SC.

Com dejetos de 300 suínos destas granjas, o veículo, que roda cerca de 600 km com 40 litros de álcool, pode ter autonomia de mais 250 km com apenas 15 metros cúbicos de gás biometano.

E não para por ai. É possível produzir biogás com dejetos de outros animais e matéria-prima vegetal, como a cana de açúcar.

Projeções

A associação brasileira do biogás e do biometano, disse que se todo esse potencial fosse aproveitado, seria suficiente para gerar mais de um terço da energia elétrica consumida no país.

O canal AgroNãoMia valoriza ideias sustentáveis. Essa inovação, com devido investimento e adaptações é de suma importância tanto para o meio ambiente como para o bolso do consumidor.

Matéria de apoio: Globo Rural.

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.