Como se não bastasse o COVID-19, a gripe H5N8 é detectada na Alemanha.

Algumas gripes aviárias começam a surgir pelo mundo em um momento de pandemia anunciada em virtude do Coronvírus. Na Alemanha, a gripe H5N8 é um vírus respiratório semelhante ao H1N1, porém menos patogênico para humanos.

Para que este vírus não se espalhasse, as criações de pássaros com ao menos um infectado identificado foram completamente sacrificadas e um período de quarentena foi imposto nos locais.

Além da H5N8, que aparentemente não trará problemas para humanos, a H5N6 ressurgiu nas Filipinas, em uma fazenda de codornas e foi descoberta após a morte de 10% delas. Depois de confirmada a H5N8, todas as outras codornas foram sacrificadas. Somando com as 1.500 mortas naturalmente pela gripe, um total de 15.000 codornas morreu, com 13.500 sendo sacrificadas.

(Imagem: Arquivo agency Xinhua)
(Imagem: Arquivo agency Xinhua)

Esta gripe encontrada nas Filipinas, desde 2014, registrou apenas 24 casos confirmados de contágio, entretanto destes 24, 7 foram a óbito, levando a doença a uma taxa de aproximadamente 30% de mortalidade – para nível de comparação, a taxa de mortalidade do Coronavírus é de 3,74%. A H5N6 pode afetar seres humanos através de secreções respiratórias ou materiais fecais.

Nos Estados Unidos também foi registrado um foco de gripe H7N3, atingindo cerca de 90 mil perus e deixando cinco fazendas em quarentena. Os testes do vírus ainda aguardam resultado para saber com relação à patologia e grau de contágio para humanos.