O AgroNãoMia alerta sobre os riscos e causas do desperdício de alimentos. Reunimos soluções e programas que lutam por um futuro onde o mundo possa se alimentar com qualidade e segurança.

Assista:

 

Organizações

Atualmente existem diversas organizações que tentam fazer a população mundial refletir na produção alimentar. Uma delas é o THOUGHT FOR FOOD, no qual o nosso apresentador, Mateus Cirino é embaixador.

A FOOD BYTES virá ao Brasil neste ano pelo Rabobank. E a Organização estrangeira, EAT faz parte entre outras fora do Brasil.

FAO – tendências e desafios

 O documento The Future of Food and Agriculture: Trends and Challenges foi elaborado pela FAO e é dividido em dois pilares: tendências e desafios.

Na primeira parte sobre Trends ou Tendências, eles trazem dados como crescimento populacional, urbanização e aumento da expectativa de vida..

O Mateus pontuou alguns desses dados no vídeo sobre a importância do produtor rural. Um bom exemplo é a Michelle Schneider.

Dados

Em 2050 teremos mais de 9 bilhões de pessoas no mundo, em 2100 prevê-se mais de 11 bilhões, além disso o dobro de pessoas com 65 anos hoje, o quadruplo de pessoas com mais de 85 anos, além disso 50% das pessoas que nasceram depois de 2007 viverão mais que de 100 anos.

Se atualmente mais de 800 milhões de pessoas tem a chamada fome crônica e mais de 2 bilhões sofrem de deficiências de micronutriente, prevê-se que em 2030, teremos em torno de 700 milhões de pessoas subnutridas, mesmo onde a pobreza foi reduzida, persistem desigualdades, dificultando a erradicação.

Diante de estudos das mudanças climáticas futuras, teremos uma maior porcentagem em decair a produtividade das culturas em geral, quando comparado com a probabilidade de aumentarem.

Caso estejam mostrando o gráfico na tela, pode-se perceber que se divide a análise de vinte em vinte anos, sendo a barra laranja a possibilidade de decaimento de produtividade e a azul o aumento.

Outro ponto bem interessante nas tendências são o crescimento de pragas e patógenos visto em números globais, também não sei se estão vendo os gráficos ai na tela, mas você que acha que defensivos agrícolas são péssimos e utiliza o seu mata baratas em casa, acha que produtos químicos são péssimos e devemos acabar com eles, cuidado..

Desafios

O Documento da FAO traz mais dez desafios, dentre eles desafio 2 que é garantindo uma sustentabilidade natural a base de recursos renováveis, um exemplo que trago com prazer é a nossa cana-de-açúcar, visto todos os produtos, subprodutos que conseguimos tirar dela, desde açúcar e etanol, passando por sacos de lixo e produtos farmacêuticos.

O mesmo diretor da FAO escreveu no Valor Economico em Junho deste ano trazendo uma reflexão muito importante é preciso fazer mais com mais! Vale também a leitura e reflexão desse tema.

Diretor Geral FAO se chama José Graziano da Silva tem nacionalidade brasileira e estudou na ESALQ-USP, formando-se em 1972, ministrou o Programa Fome Zero e em 2015 foi reeleito Diretor Geral da FAO até Julho de 2019, é um forte pesquisador e combatente na causa da insegurança alimentar mundial.

Um dos principais problemas no desperdício de alimentos no Brasil é associado com a estética do produto. O AgroNãoMia listou projetos de conscientização sobre o assunto, veja aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.