O presidente do Brasil, Jair M. Bolsonaro, fez sua estreia em eventos internacionais no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O breve discurso aconteceu na última terça-feira (22). Na ocasião, Bolsonaro foi o primeiro chefe de Estado da América Latina a discursar na abertura deste evento.

Confira a abertura do evento na íntegra:

Dentre as pautas, o AgroNãoMia destaca o Meio Ambiente e a Agricultura.

O presidente ressaltou a importância da tecnologia e do produtor rural para o crescimento do setor nos últimos anos.

“A agricultura se faz presente em apenas 9% do nosso território e cresce graças a sua tecnologia e graças a competência do nosso produtor rural”.

Ele pontuou que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente, e disse que em nenhum outro lugar do mundo há tantas florestas como aqui.

Bolsonaro também salientou que menos de 20% do solo brasileiro é dedicado a pecuária.

“Essas commodities, em grande parte, garantem o superávit em nossa balança comercial, e alimentam boa parte do mundo”.

Durante quase todo o discurso o presidente tentou mostrar que o Brasil mudou, e que em seu governo o Brasil será um país mais aberto e seguro para investimentos produtivos.

“Nossa missão agora é avançar na compatibilização entre preservação do meio ambiente e da biodiversidade com o necessário desenvolvimento econômico, lembrando que são interdependentes e indissociáveis.”

Preservação

O fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab perguntou diretamente ao presidente quais serão os passos concretos para começar a transformação do Brasil e seus planos com o Meio Ambiente.

O presidente falou brevemente sobre a reforma da previdência e respondeu que o Meio Ambiente tem que estar ‘casado’ com o desenvolvimento.

“Nem pra um lado, nem para o outro. Pretendemos estar sintonizados com o mundo na busca da diminuição de Co2 e na preservação do meio ambiente.”

Mercado financeiro

Em discurso com grandes nomes do mercado financeiro mundial, Bolsonaro reafirmou que o pais mudou e fez uma piada sobre os futuros investimentos do Brasil, veja:

Ausências

Cerca de 250 autoridades do G20 (grupo que reúne as 20 principais economias do mundo) e de outros países compareceram ao evento, porém, a edição deste ano contou com ausências importantes, como os presidentes Donald Trump (EUA), Xi Jinping (China), Emmanuel Macron (França), Vladimir Putin (Rússia) e os primeiros-ministros Theresa May (Reino Unido) e Ram Nath Kovind (Índia).

A jornalista, Julia Dualibi, analisou o discurso do presidente em relação ao Meio Ambiente, confira.

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.