A hidroponia é uma produção diferenciada, que não utiliza o solo em suas “plantações”.

O termo hidroponia vem do hydro, que significa água e ponos, que significa trabalho, ou seja, trabalho na água. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela?

História

O termo foi primeiramente utilizado em 1940 pelo Dr. Willian Frederick Gericke, da Universidade da Califórnia. Ele desenvolveu uma técnica de cultivo sem solo onde se cultivou frutas, cereais, flores e tubérculos em larga escala e apresentou um trabalho no qual pesquisou a fisiologia, nutrição e crescimento das plantas.

De fato as plantas tem seu crescimento em uma estrutura a meio metro ou um metro acima do solo onde ficam normalmente muitas pragas e doenças.

Há cultivos hidropônicos sofisticados e simples, mas isso não determina o êxito se um cultivo, que dependerá mais da capacidade em detectar e resolver os problemas e, acima de tudo, demandar tempo e dedicação que se dispõe ao cultivo.

Vantagens

As vantagens do cultivo hidropônico que se sobressaem em relação ao cultivo tradicional no solo são a economia de até 90% do consumo de água, a administração controlada de nutrientes, sem as perdas de volatilização e lixiviação, e  com uma menor incidência de pragas.

NFT x DFT

Há diversas maneiras e diversas fases da planta em que se pode fazer uso há hidroponia. Os mais convencionais são o NFT (técnica do fluxo laminar) e o DFT (floating ou piscina), em que o primeiro há uma lâmina de solução nutritiva constante passando pelas plantas e no segundo, a solução nutritiva permanece como se fosse uma piscina, bombeada por uma bomba de ar.

Pode-se fazer uso da hidroponia tanto na fase de muda, utilizando um substrato como fibra de coco, espuma fenólica, entre outros, ou na fase adulta.

Nutrientes

A nutrição das plantas é garantida pelos  nutrientes não minerais como carbono, hidrogênio e oxigênio provenientes da água e do ar atmosférico. Importante salientar que a oxigenação, com fluxo de água pelo motor ou com uma bomba de ar, é de suma importância para garantia de oxigênio às plantas. Já os macronutrientes como nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e os micronutrientes como cloro, manganês, ferro são provenientes pela solução nutritiva elaborada.

Assim, as plantas na hidroponia ficam com as raízes imersas em água num meio aquoso rico com os nutrientes necessários para o crescimento da planta em uma estrutura disposta a, aproximadamente, um metro do solo

Esse sistema possui muitas vantagens como economizar água, energia e espaço. A nutrição é diária, ou seja, as plantas recebem as quantidades ideais de nutrientes necessários para seu crescimento forte e saudável diariamente.

Para o produtor, o trabalho se torna mais leve e limpo, o manuseio das plantas é facilitado, pois não necessita abaixar-se para colher em virtude da altura em que os vegetais são cultivados. E não é necessário preocupar-se com rotação de culturas.

Projeções e cuidados

Com a quantidade de nutrientes disponibilizada, as plantas crescem mais rapidamente, o que aumenta o interesse comercial. Atualmente, a hidroponia é bem difundida, possui muitos estudos e pesquisas em universidades em face de suas vantagens e benefícios, tanto para os produtores como para os consumidores.

Essa é uma técnica muito promissora e que vem crescendoe sendo aplicada a outras também, como a aquoponia, no cultivo de plantas e peixes mutualmente, e a aeroponia, com a nebulização das raízes.

A hidroponia é um sistema de produção mais limpo, como não é no solo diretamente, isso restringe o crescimento de daninhas. Como existe uma conexão pelo sistema de produção, exige atenção redobrada, pois qualquer doença é facilmente disseminada. Fato que torna o manejo e higiene desse sistema ainda mais importantes.

Material extra: clique aqui.

Confira as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.