A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) recebeu nesta terça-feira (24), em São Paulo, os ministros de Agricultura dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em um jantar na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a ministra e o presidente da entidade, Paulo Skaf, receberam cerca de 50 convidados.

Ao receber os ministros, Tereza Cristina disse que os países do Brics têm feito bom uso da complementariedade de suas economias, especialmente no setor agropecuário, em benefício de nossas sociedades.

“A liberalização do comércio agrícola e a interligação dos mercados globais de alimentos têm um papel fundamental nas políticas de segurança alimentar e nutricional, ampliando e diversificando a oferta de produtos, levando em consideração o bem-estar da sociedade em sua totalidade, inclusive os consumidores urbanos, e especialmente aqueles mais pobres”.

Ela também ressaltou que há muito espaço para parcerias estratégicas de longo prazo, com ganhos recíprocos. “Nesse sentido, a relação fraterna que soubemos construir é, sem dúvida, um ótimo fiador”.

Em relação ao Brasil, ela lembrou que o aumento da produtividade no campo, com recordes sucessivos nas safras, origina de forma sustentável produtos ofertados a mais de 200 mercados. “Contribuímos e continuaremos a contribuir para a segurança alimentar e nutricional de todo o planeta, fornecendo alimentos de qualidade, a preços justos, a mais de um bilhão de pessoas por dia. Muitos desses, é claro, residem em nossos sócios do Brics, que se firmam como aliados estratégicos em prol de benefícios mútuos”, disse.

A ministra também lembrou que os cinco países do Brics representam 42% da população e 23% do PIB mundial. “Ocupamos 26% da superfície do planeta, detemos 29% de sua água doce e movimentamos quase 20% do comércio global”, destacou. 

As delegações dos outros quatro países também fizeram saudações durante o encontro, destacando a importância da agricultura para o mundo, e de os países do Brics estarem unidos. Empresários de vários setores do agronegócio destacaram a sustentabilidade e a qualidade dos produtos agropecuários brasileiros. 

Os ministros estarão reunidos nos próximos dias 25 e 26 de setembro em Bonito, em Mato Grosso do Sul para a 9ª Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics. O encontro terá como tema a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos. Os ministros debaterão questões relacionadas à segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em âmbito regional e global.

Fonte: Agricultura.gov.br