A multinacional suíça, especializada em sementes e químicos direcionados ao agronegócio, fara um investimento bilionário em combate às mudanças climáticas.

Os esforços da empresa tem como principal intenção, auxiliar o agricultor a superar os desafios causados por tais mudanças. O investimento será diluído ao longo de cinco anos e pretende desenvolver, no mínimo, dois avanços tecnológicos a cada ano. A empresa pretende também, atuar pela coexistência entre o sistema alimentício e a saúde do planeta.

No Brasil, em conjunto com a The Nature Conservancy, a Syngenta planeja a recuperação de pastos degradados, possibilitando que agricultores e pecuaristas possam cultivar com consistência e qualidade nestes locais. Chamado de Reverte, este projeto planeja recuperar um milhão de hectares de Cerrado no Brasil ao longo de cinco anos.

O CEO da Syngenta, Erik Fyrwald, vê a agricultura na linha de frente no combate contra as mudanças climáticas que assombram nosso planeta. “A Syngenta tem o compromisso de acelerar nossa inovação para encontrar soluções melhores e cada vez mais seguras para enfrentar o desafio coletivo da mudança climática e da perda da biodiversidade.” Disse Fyrwald.

Ele ainda revelou que o setor tem contribuído muito, de maneira negativa, para as emissões de gases no efeito estufa e que a Syngenta irá reduzir tal contribuição com as medidas e investimentos planejados. Os investimentos serão destinados para programas com benefícios nitidamente diferenciados e que permitirão uma mudança significativa nos níveis de sustentabilidade agrícola, como saúde dos solos e utilização da terra, segundo o pronunciamento da empresa.

Sally Jewell, CEO da The Nature Conservancy, ainda revelou que o setor privado terá que ser ousado na busca por concretizar iniciativas como essa e ainda comentou sua expectativa com o projeto. “O investimento em inovação da Syngenta é um importante passo em direção a um futuro em que pessoas e natureza prosperam”. Disse Jewell.

Cynthia Cummis, diretora de mitigação da mudança climática do setor privado no World Resources Institute, comentou sobre a importância da liderança do setor agro no combate às mudanças climáticas e classificou tal liderança como vital para o sucesso. Cynthia ainda revelou que as metas propostas pela Syngenta foram validadas pela Science Based Targets.

A divulgação da iniciativa se iniciou em abril deste ano e seus avanços serão divulgados anualmente, além de auditados de maneira independente. Houve 150 sessões de consulta para a identificação das áreas que seriam priorizadas pelo investimento.

Um novo e importante passo do agronegócio, que a cada dia se solidifica como um dos setores mais importantes do mundo em relação à preservação e economia mundial. Cada vez mais as empresas e produtores se conscientizam e a tendência é que o eminente sucesso da Syngenta faça com que outras gigantes se arrisquem em busca de avanços que cuidem do nosso planeta e da saúde da população.