A definição do 22º e último ministério aconteceu ontem (10) em comunicado por uma rede social do presidente eleito.

Bolsonaro nomeou Ricardo de Aquino Salles como ministro do Meio Ambiente. O futuro ministro é advogado e administrador.

Histórico

Ricardo Salles é velho conhecido da política paulistana. Entre os anos de 2013 e 2014 foi secretário de Geraldo Alckmin. Posteriormente, em 2016 e 2017, foi secretário de Meio Ambiente, no Estado de SP.

No ano de 2006, Salles, junto com amigos, fundou o MEB (Movimento Endireita Brasil). Este movimento ficou conhecido pelo “Dia da Liberdade de Impostos”, que promove, junto com empresas, imposto reduzido em produtos.

Formação

O futuro ministro é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursou pós-graduação nas universidades de Coimbra e de Lisboa, além de ter especialização em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas.

Em 2012, juntamente com o advogado Guilherme Campos Abdalla, pediu o impeachment do ministro Dias Toffoli, atual presidente do Supremo Tribunal Federal, por crime de responsabilidade, no julgamento da ação penal do mensalão.

Polêmica

De acordo com o jornal El País, Ricardo Salles é acusado de descumprir leis ambientais. Desde 2017, é alvo de ação movida pelo Ministério Público de São Paulo sob a acusação de alterar ilegalmente o plano de manejo de uma área de proteção ambiental, na Várzea do Rio Tietê, “com a clara intenção de beneficiar setores econômicos”.

“Sou réu, mas não há decisão contra mim. São todas favoráveis a mim. Todas as testemunhas foram ouvidas, todas as provas produzidas e o processo está concluso para sentença, pode ser sentenciado a qualquer momento. Todas as testemunhas ouvidas, de funcionários do governo e fora, corroboraram a minha posição”, afirmou Salles ao site do programa Globo Rural há alguns dias.

“Passagem do bastão”

Edson Duarte, atual ministro do Meio Ambiente cumprimentou Salles por meio de uma nota. “Cumprimento Ricardo Salles pela indicação para assumir, no próximo governo, o Ministério do Meio Ambiente, com o enorme desafio de promover o desenvolvimento sustentável e a proteção do maior patrimônio natural do Planeta. Estaremos à disposição para prosseguir com os trabalhos que vêm sendo realizados com a equipe de transição”, disse.

Confira todos os ministros:

Confira também as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.