Parasitas “invisíveis” causam desnutrição e acabam com as lavouras de maneira silenciosa.

Os nematoides são vermes de formato cilíndrico que parasitam plantas que possuem seu mesmo formato, assim dificultando a identificação da presença da criatura. Eles parasitam a raiz da planta, dificultando a absorção de água e nutrientes. Sua presença pode ser identificada inicialmente a partir da descolorização da planta, que passa a ficar com aspecto amarelado e com lesões visíveis. Caso não sejam identificados e combatidos precocemente, os nematoides podem causar a morte da planta.

Em média, os nematoides causam prejuízo anual de 35 bilhões de reais às lavouras só no Brasil – esta informação é da Sociedade Brasileira de Nematologia – e podem causar perdas de até 80% na produtividade. Temperaturas acima de 28° também favorecem a proliferação da praga.
Como este tipo de praga é extremamente difícil de se identificar a olho nu, vamos dar algumas dicas de identificação e contenção de Nematoides.

Os primeiros passos são de identificar a coloração e produtividade da planta, pois caso haja a presença do verme, a coloração irá atingir um tom amarelado e a produtividade irá diminuir, influenciada pela contenção de nutrientes que causada por tais criaturas. Então a primeira dica é essa… FIQUE ATENTO e não confunda problemas de nutrição do solo, com infestação de nematoides, os sintomas podem ser os mesmos, mas os tratamentos e medidas são diferentes. Tais parasitas aparecem sem padrão, pegando pontos alternados do solo, já uma área com pouco nutriente por si só, será afetada de uma forma mais uniforme.

Outro sintoma é o de ataque em reboleira, que é o surgimento de falhas na área produtiva. Os nematoides não atingem toda a plantação, então é possível identificar a diferença de coloração e fruitividade das plantas comparando umas as outras. Após perceber as “áreas com plantas prejudicadas” o agricultor só precisa pegar uma amostra do solo aparentemente infectado e mandar para uma avaliação em laboratório para ter certeza da presença.

Como existem diversos gêneros de nematoides, apenas após o retorno da amostragem do solo, é que o agricultor receberá as indicações corretas de como librar sua lavoura da presença do verme. Mas, como diz o ditado, as vezes é melhor prevenir do que remediar, então agora vamos falar sobre formas de dificultar os nematoides de assumirem controle nas plantações.

O primeiro passo é fazer sempre uma boa limpeza dos equipamentos, que geralmente são eles que levam os nematoides de uma área para outra quando não higienizados frequente e corretamente. Além disso, o tratamento de sementes atuaria nos nematoides nos primeiros dias de semeadura, impedindo que eles se desenvolvam e permitindo a absorção de nutrientes pela raiz ao decorrer de seu desenvolvimento.

A utilização de silicatos também é um forte auxiliador para o combate. Tal solução química aumenta a resistência da planta, fazendo com que ela possa se desenvolver de maneira mais saudável e combater os parasitas. Então aqui temos formas de combate e prevenção de nematoides que devem ajudar você agricultor a se preparar para o enfrentamento com este verme desafiador, principalmente para as plantações de soja.