Popularmente conhecida como Lagarta Militar ou Lagarta do Cartucho, ela é hoje a principal praga das plantações de milho e algodão no Brasil.

Cientificamente chamada de Spodoptera Frugiperda, a Lagarta Militar pode ser identificada inicialmente por seus ovos que passam da coloração verde-clara para o alaranjado e são postos na parte superior da folha em grandes quantidades, aproximadamente cem por vez. Na fase lagarta, a Spodoptera se alimenta a principio dos ovos de seus “irmãos” depois passa a raspar a folha onde nasceu e outras folhas novas da planta. Por culpa de sua origem canibal, é comum encontrar apenas uma por folha. A fase de lagarta dura entre 12 e 30 dias e é a mais danosa para as plantações.

Ainda na fase de lagarta é que a Spodoptera faz jus ao nome de Lagarta do Cartucho. É nessa fase que ela, depois de raspar as folhas, passa a penetrar nos cartuchos das plantas, inutilizando qualquer que seja o fruto. No milho, a praga perfura a espiga antes dela estar completamente formada. Depois desta fase, a Lagarta Militar na fase de pupa por, em média, 11 dias e posteriormente atinge a fase final, se tornando a Mariposa que sai do solo e aloca os ovos na parte superior das folhas. Seu ciclo completo dura de 30 a 45 dias, dependendo muito do período de lagarta.

Como se não bastasse, tais pragas estão se tornando cada vez mais resistentes aos produtos químicos utilizados para seu controle populacional. As Lagartas Militares reduzem cerca de 60% do rendimento no grão em todo o mundo, mas se não controlada corretamente, esta lagarta pode devastar, sem dificuldades, 100% das plantações.

Com a Frugiperda se tornando resistente aos inseticidas, a forma de contenção mais indicada é a partir do Manejo Integrado de Pragas (MIP). Este processo inclui a preservação de inimigos naturais da espécie, entre outros cuidados que você pode ver com mais detalhe neste texto. Atentem-se aos ovos que chamam atenção na superfície da planta para poder identificar sua presença na plantação e comece a proteger seu negócio o quanto antes.