No Espírito Santo, as fortes chuvas puniram os agricultores da região, tornando diversas terras improdutivas e dando prejuízo aos produtores rurais. Para minimizar os danos e auxiliar os prejudicados na recuperação, a Federação da Agricultura do Estado disponibilizará técnicos de campo para visitas mensais às famílias, dando o auxilio necessário para a recuperação das plantações pelos próximos dois anos.

O levantamento dos danos no Espírito Santo será feito após os acessos estarem restabelecidos às terras. Por culpa de deslizamentos, algumas áreas seguem inacessíveis até o momento. A região foi a mais afetada, mas diversos outros pontos do país sofreram com as chuvas do final de semana.

Minas Gerais, por exemplo, tem mais de 100 cidades em estado de emergência. Na capital, BH, o nível de chuva do mês bateu recorde de 2003. No Rio de Janeiro há mais de 11 mil pessoas desabrigadas após os deslizamentos dos últimos dias. E esse terror não para por aí.

O que mais preocupa é que a previsão é que tais chuvas venham em maior intensidade no mês de fevereiro com precipitações que podem chegar até 150 milímetros. Em áreas que vivem a época da colheita, como Mato Grosso e Goiás, as chuvas preocupam e devem vir no volume máximo, assim como no Espírito Santo, que tenta se recuperar dos danos recentes.

Você produtor, se prepare para as quedas e espere alguns contratempos nesta época do ano.