Setor alcançou nível recorde e quase esgotou estoques

O agronegócio brasileiro atingiu a marca de exportação de 2,99 milhões de sacas de 60kg de café verde em abril. Tais números resultam em alta 1,5% referente ao mesmo mês do ano passado, o que, segundo o Conselho dos Exportadores de Café, é uma surpresa positiva.

O resultado surpreendente quase zerou o estoque de passagem e superou as projeções prévias para o mês. Os principais compradores, União Européia e Estados Unidos, compraram mais do que de costume em meio à pandemia do novo Coronavírus.

“Historicamente, pela primeira vez os estoques foram praticamente exauridos durante a entressafra.” Disse Nelson Carvalhaes, Presidente do Cecafé que ainda comentou que o Brasil terá que contar com a safra de 2020/21. O valor adquirido foi para US$ 442,1 milhões, que significa alta de 9% em relação ao ano passado.

Bandeiras dos Estados Unidos e Alemanha

Embora Estados Unidos (2,7 milhões de sacas) e Alemanha (2,4 milhões de sacas) tenham aumentado sua importação do produto em 8,45% e 9,45% respectivamente, o Japão registrou queda brusca de 38% (em relação ao mês passado) na demanda do nosso café, comprando um total de 632,4 mil sacas.

O Brasil está no início da colheita da safra atual e a previsão da Conab é da produção de 62 milhões de sacas. Você pode baixar o relatório completo da Cecafé clicando aqui.