Vírus que surgiu na China tem forte impacto na produção de mel do país, que é o número um no setor.

A China, o país mais afetado pelo Coronavírus no mundo, é o maior produtor de mel da Terra, sendo responsável por 25% da produção global do produto, mas os apicultores agora irão enfrentar os problemas de restrição de viagem imposto no país após o surto da doença e as abelhas devem ficar semanas sem alimento.

Cerca de 300 mil apicultores correm sérios riscos de perderem seu sustento caso as abelhas percam a fase de florescimento das plantas. A situação preocupa a Associação de Ciência Apicultural da China, que incentiva os produtores a contatarem as autoridades locais se precisarem de deslocamento para alimentar as colmeias após um apicultor se enforcar por medo da situação.

Em março normalmente as abelhas polinizam damascos em Tupan e depois seguem seu caminho polinizando outras plantas, o que não deve acontecer neste ano. Alguns apicultores da região descrevem a situação como desoladora e devastadora. Pequim pediu que os governos locais facilitem o transporte de ração animal, principalmente reforçando as abelhas, mas a normalização é lenta e ocasionada pela gravidade do surto, que já matou cerca de 2.700 pessoas das 80 mil infectadas.