As abelhas realmente são importantes? Apicultura é a criação de abelhas com fins comerciais, e isso está diretamente ligado à importância da abelha para o mundo.

As abelhas são essenciais para o meio ambiente e possuem ação polinizadora que beneficia diversas flores e plantas embora possam amedrontar animais de criação, tais como bovinos e suínos.

Na apicultura podemos ter vários produtos, como o mel, que faz parte da nossa alimentação diária e a cera, que é feita pelas abelhas operarias. Ela é matéria-prima e pode ser usada para fabricação de cosméticos e própolis. Todas essas substâncias são ricas em vitaminas, isso ajuda feita a combater e diminuir os sintomas de doenças.

Entenda a importância das abelhas:

É valido lembrar que a criação de abelhas é um assunto muito importante, pois é um grande gerador de renda para pessoas do meio rural. Mas é importante ressaltar que no caso de ter uma criação de animais, deve manter as abelhas afastadas. Elas podem sobrevoar comedouros, atacar os bichos e impedi-los de comer. O mesmo pode acontecer se ela ficar perto da fonte de água dos animais.

Ao contrario da criação de animais e do que alguns produtores pensam, algumas culturas são muito beneficiadas com a presença desses insetos, como por exemplo na produção de café. Isso porque as colmeias induzem florada, aumentam rendimentos e melhoram a quantidade dos grãos. O fato pode ser conferido aqui.

Isso não é uma exclusividade do café; um dos processos importantes no desenvolvimento de frutos de qualquer árvore é a polinização. No Pará, uma espécie de abelha foi considerada “ideal” para polinizar o açaí, podendo aumentar em até 40% a produtividade da palmeira.

Embrapa

De acordo com o pesquisador Giorgio Venturieri, da Embrapa Amazônia Oriental, as vantagens de utilizar abelhas da região são inúmeras. “Com uma abelha nativa não é necessário introduzir um animal exótico à região, que poderia competir com os animais nativos”, explica Venturieri. Ele elenca também a facilidade de manejo e segurança.

Preservar a vida das abelhas nas cidades também é um ato de preocupação com a conservação do meio ambiente. E segundo o biólogo Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), é possível criar abelhas sem ferrão em casa, desde que se tome alguns cuidados básicos com o ambiente. O benefício, além de ambiental, é que as pessoas podem produzir o próprio mel para consumo. Além disso, a atividade estimula crianças a entender a importância desses insetos na produção de alimentos.

“O Brasil precisa desenvolver técnicas de criação de abelhas em larga escala para atender a grande demanda tanto de polinização das plantas, como à produção de mel, pólen, própolis e geleia real, por exemplo”, afirma Cristiano, que estuda a biologia e o manejo de abelhas sem ferrão há 13 anos.

Criação caseira

Criar abelhas dentro de casa, em um espaço urbano, também pode levar as pessoas a refletirem mais sobre importância de se preservar o meio ambiente. “Um benefício que vejo nessa atividade, é que a população passa a se comportar com consciência ambiental, evitando o acúmulo de lixo e preservando árvores para alimentar esses animais”, explica o pesquisador.

Cristiano ainda destaca que essa atividade, ainda pouco explorada no Brasil, é interessante porque torna possível “produzir o seu próprio mel na cidade, amenizando o impacto do choque entre o meio rural e a zona urbana”. Até mesmo as crianças podem se envolver na criação de abelhas, abrindo espaço para que elas participarem ativamente da natureza, veja.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.