Na tarde da última sexta-feira (07 de dezembro) foi inaugurado o Shopping da Agricultura Familiar Tarciso Centenaro, às margens da BR 364, próximo à sede do IFMT São Vicente, com o objetivo de fomentar a agricultura familiar do município e da região da Serra de São Vicente.

Construção

O empreendimento foi construído pela Prefeitura Municipal de Campo Verde em parceria com o Governo Federal.

A área, de 5 hectares, foi cedida pela instituição de ensino ao município de Campo Verde por um período de 20 anos desde 2008 pelo antigo CEFET-Cuiabá e renovada pela atual gestão do IFMT.

“A agricultura familiar tem uma importância fundamental para o desenvolvimento da economia local com sustentabilidade e cabe ao IFMT São Vicente apoiar as iniciativas de desenvolvimento regional onde o câmpus está inserido, por meio do ensino, pesquisa e extensão e das parcerias com prefeituras, associações de produtores e outros órgãos que promovem a economia e a sociedade”, enfatizou o professor Livio dos Santos Wogel, diretor-geral do IFMT São Vicente.

A Associação de Empreendedorismo Social da Serra de São Vicente (ASSES-SVC), através de um Termo de Permissão de Uso firmado com a Prefeitura Municipal de Campo Verde fará a gestão do espaço por 10 anos.

O Shopping

O local conta com 10 boxes para comercialização, uma área central para alimentação, banheiros públicos, área de lazer e amplo estacionamento. No local serão comercializados produtos originários das pequenas propriedades, como queijos, embutidos à base de carne suína, doces, conservas e frutas, entre outros.

O Pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos André de Oliveira Câmara, que esteve na cerimônia representando o Reitor da instituição, professor Willian Silva de Paula, parabenizou os pequenos produtores pela conquista e destacou que o empenho do IFMT para que este sonho se realizasse faz parte de um dos três pilares que norteiam o Instituto, a extensão.

“Que venha o sucesso! É o que desejamos para este empreendimento e para todos os associados e aqueles que, por ventura, trabalharão indiretamente neste espaço”, reforçou.

Benefícios

O empreendimento visa atender sete comunidades dos assentamentos de agricultores familiares, que totalizam mais de 1000 famílias, que vivem e produzem em sítios, e buscam através desta parceria comercializar de maneira justa e solidária a sua produção.

De acordo com a diretora de Agricultura Familiar de Campo Verde, Patrícia Santos Lopes Gomes, são as famílias que administrarão o shopping, cuidando da manutenção e da conservação do local.

Ainda conforme Livio Wogel, o IFMT será colaborador do shopping como fiscal e como espaço para realização de pesquisa e extensão.

Também estiveram presentes na inauguração o prefeito de Campo Verde, Fábio Schroeter, vereadores, representantes dos produtores rurais e familiares.

Publicado originalmente em: Campus São Vicente / 10 de Dezembro de 2018 às 08:57, site.

Confira também as últimas notícias do agronegócio brasileiro aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.