Bastante proteína, sabor agradável e capaz de substituir o feijão. Essa é a semente BRSMG 715A, soja de coloração preta, novidade da safra 2019/2020. Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com a Fundação Triângulo, a soja preta pode pintar como opção no cardápio dos brasileiros futuramente.

De acordo com Roberto Zito, pesquisador da Embrapa Soja (PR), a produção dessas sementes foi iniciada para atender uma expectativa de cultivo em 50 hectares: “É muito gratificante ver uma cultivar atender a um nicho de mercado, tanto pelo seu potencial produtivo quanto pelas qualidades nutricionais”, afirmou Zito.

Grãos de soja preto podem substituir o feijão (Carrão-Panizzi, Mercedes Concórdia)

Segundo o pesquisador, serão produzidos inicialmente mil quilos de sementes até que se consiga volume suficiente para atender toda a demanda do mercado.

Lembrando que por ser enriquecida em proteína, a soja preta pode substituir o feijão, servindo também para feijoada. Em comparação com a soja normal, inclusive, a semente BRSMG 715A tem sabor mais agradável e maior facilidade em seu cozimento, de acordo com os especialistas.

Outra característica da soja preta é a grande quantidade de ácidos graxos monoinsaturados, o que lhe confere maior estabilidade oxidativa. Ao ser comparada com a soja amarela, a Embrapa concluiu que contém quase o dobro de atividade antioxidante.

Créditos: Matheus Carneiro Pinheiro