Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê crescimento de quase 10% de 2019 para 2020.

Segundo levantamento realizado pela confederação, a expectativa é que o Valor Bruto de Produção chegue a R$ 670 bilhões, o que significa um crescimento de 3% no valor do PIB nacional no ano. Caso as previsões se concretizem, 2020 será o ano do setor, garantindo a agropecuária como o carro-chefe econômico do Brasil.

O setor mais barulhento desse fim de ano, de carne bovina, também deve crescer em 2020, com expectativa de expansão de mais de 22% no VPB. Os suínos devem ter um crescimento de 10%, na pecuária de leite estima-se 7,5% e o frango deve chegar ao aumento de 7%, todos no Valor Bruto de Produção.

Bruno Lucci, superintendente da CNA, revelou que o aumento dos valores fará com que o produtor invista em tecnologia para aumentar sua escala de produção, garantindo que “não faltará carne no mercado brasileiro” no ano que vem.

Na agricultura, o grande responsável pelos índices de crescimento deve ser a soja, com alta de 14% e lucro de R$165 bilhões.

João Martins, presidente da CNA, informou que a entidade vai facilitar o acesso à assistência técnica para os pequenos produtores, para que eles consigam aumentar suas condições de produção, na expectativa da “criação de uma nova classe média no setor”.