Você conhece o Manejo Integrado de Pragas? A medida é uma das mais eficazes para acabar com a dor de cabeça do agricultor. A medida é uma das mais indicadas por preservar a boa qualidade da plantação, necessitando menos da utilização de inseticidas.

O MIP, ou Manejo Integrado de Pragas é um meio de controlar a dinâmica populacional da praga e mantê-la sob-controle da forma mais natural e menos prejudicial à plantação. O primeiro passo é manter a praga presente, mas em uma quantidade que não cause danos economicos para o agricultor. O MIP pode reduzir em até 50% a aplicação de inseticidas. Os pilares para um MIP bem feito são controles de:


⦁ Comportamento
⦁ Cultural
⦁ Biológico
⦁ Genética
⦁ Varietal
⦁ Químico

Além disso, deve se atentar às condições do ambiente, que envolvem atenção à nutrição da planta, fase do inseto, além de fatores climáticos e inimigos naturais. Outro fator importante é o de níveis de controle para as pragas da sua região, é nessa parte que você faz um controle populacional da praga, deixando-a em um nível que não irá causar danos econômicos à lavoura. O agricultor deve constantemente coletar amostragens no campo para controlar as pragas.


Outro ponto essencial é de saber reconhecer os insetos através dos ovos ou dos outros estágios da praga, para saber exatamente qual a espécie para acertar no monitoramento e nos produtos utilizados.


Para fazer o monitoramento é simples, você coleta a amostragem e faz a análise, se nessa amostragem, a presença da praga atinge o nível de dano, você controla com inseticidas e afins, se não atingiu, você não faz nada e mantém as coletas frequentes.


A melhor forma de manter os monitoramentos registrados é através de um aplicativo agrícola especializado e que salva as informações na nuvem, diminuindo o risco de perder ou desorganizar a ordem e periodicidade das coletas, além de permitir acesso em qualquer software. Os aplicativos também oferecem informações mais precisas.


Todo conhecimento ajuda, então você também deve ter plena noção de quais as pragas mais comuns na sua região e as mais prejudiciais às suas produções, tal conhecimento permite que você saiba os momentos que as pragas podem surgir e quão prejudicial elas podem ser. Predadores e inimigos naturais das pragas também ajudam e muitas vezes estão presentes na região normalmente, ajudando no controle sem custo algum.