Com o agronegócio em franca expansão, a agricultura urbana é uma das alternativas para inflar ainda mais o mercado

O setor agro é o maior e mais importante para a economia nacional e, por conta disso, o governo vem incentivando novos produtores por todo o país, inclusive nas áreas urbanas. Iniciativas por todo o Brasil vem dando uso a terras desocupadas e tornando regiões urbanas um pouco mais sustentáveis, como é o caso da Avenida Paulista em SP, que tem uma horta comunitária popularmente conhecida como Horta dos Ciclistas, que cresce e floresce no meio do caos da avenida mais urbana do país.

Esta horta foi criada pelos integrantes da Hortelões Urbanos, que vão uma vez por mês, de preferencia no primeiro domingo às 12h, para a manutenção da horta. O grupo conta com a boa vontade de pedestres que passam pelo local com a boa vontade de ajudar. O grupo tem uma grande horta entre a Rebouças e Doutor Arnaldo e uma mini-horta no início da avenida Paulista, ambas crescendo e trazendo mais verde para a região.

Assim como a horta do ciclista, há diversas outras iniciativas pelo país que trazem mais verde para os urbanos, algumas delas com projetos de grandes plantações, nas condições necessárias, geram até frutos que são comercializados. Para você que quer praticar agricultura urbana, saiba que elas estão muito presentes em pátios terraços e quintais, ou até em pequenos lotes de terra, que preparados podem render produtos até para a venda em pequena escala.

Além da hora dos ciclistas, iniciativas como Horta das Corujas (SP), Horta Comunitária da Vila Pompeia (SP), Horta do Centro Cultural São Paulo (CCSP), Horta das Nascentes na Praça Homero Silva (SP), Cidades sem Fome, Plantio nas Tekoás, Agricultura urbana no entorno da CEASA-PE (RE), HortaCorubi em Florianópolis (SC), Horta Comunitária do Cosme Velho (RJ) são alguns exemplos bem sucedidos de agricultura urbana espalhados pelo Brasil.

Basta reservar um espaço, arregaçar as mangas e começar a trabalhar, seja buscando iniciativas já existentes na sua região, seja começando seu próprio projeto.