Estética x produção: Você já escolheu um alimento pela aparência? Essa prática tem consequências gravíssimas. Mas, como evitar toneladas de desperdício?

Muitas pessoas não sabem: a maior parte das perdas de alimentos acontecem no começo da cadeia. Portanto, o alimento que chega ao consumidor é “privilegiado”. O AgroNãoMia selecionou alguns dados da EMBRAPA para mostrar pontos e promover a conscientização contra o desperdício. Confira:

Como acontece o desperdício?

Há várias etapas no processo que culminam no desperdício dos alimentos. Isso parte desde a época da colheita até armazenamento, transporte e prolongando-se para a pós-colheita. É importante salientar que dificilmente algum dos processos estará imune a perdas.

Neste post vamos tratar do desperdício nos mercados.

Essa tabela mostra o desperdício per capita de KG por ano nos países. Em contrapartida, pesquisamos algumas campanhas que estão vindo contra a perda de alimentos.

Fome x Desperdício

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas passam fome no mundo, de acordo com a FAO (Food and Agricultural Organization). Esse mesmo dado aponta que 1/3 dos alimentos já produzidos é perdido.

Todo esse alimento desperdiçado poderia alimentar muito gente, não? Outro dado interessante é que quase metade (40%) de perda dos alimentos produzidos, está concentrada em países ricos.

Projetos

O “Únicos” (Carrefour) é um projeto em fase experimental. O programa expõe alimentos com valor menor para comercialização. A diferença está no formato “imperfeito”.

Os alimentos que provavelmente seriam desperdiçados podem ser consumidos de forma consciente. Segundo Rodrigo Vasconcellos, especialista da área agrônoma e professor da ESPM – SP, as pessoas possuem o hábito de consumir alimentos  aparentemente bonitos. A campanha vem justamente para tentar minimizar essa perda no mercado.

Outro projeto em andamento é o “Fruta Imperfeita”. O empreendedor deste projeto compra frutas que não são “bonitas” de pequenos produtores e as revende. A empresa leva os alimentos até a casa do consumidor pelo valor de R$90,00 reais 5KG de alimento por semana, aproximadamente.

Conscientização

A conscientização popular sobre o assunto e projetos como esses são importantes para evitar o desperdício de toneladas de alimentos. Outra maneira consciente contra o desperdício está nas Hortas Urbanas, confira.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.