Setores estão segurando a alta demanda e mantendo a balança final positiva.

No atual momento de crise do Coronavírus já falamos que o Agronegócio é o setor que melhor soube lidar com as dificuldades e se adptar. Agora, vamos falar das principais áreas que vão garantir este crescimento, os grãos e proteínas.

A demanda interna por grãos e proteínas cresce no momento de quarentena e graças à rápida adaptação do setor com relação às novas recomendações de higiene, o abastecimento consegue suprir as necessidades e aparentemente não haverá desfalque.

Além disso, no caso das proteínas, a China vem se recuperando a crise e aumentando a exportação de proteína para que não haja desfalque em seu abastecimento. Como o Brasil foi o país que melhor se adaptou a crise e conseguiu manter a produção em grande escala, o país é o mais procurado e vê seus índices de exportação crescendo cada vez mais. Egito e outras nações vem estreitando relação conosco para também suprir seu mercado interno.

Outros grandes produtores de proteína não souberam lidar com a crise e fecharam muitos meios de produção para que haja uma adaptação consistente e com isso o Brasil ganha cada vez mais notoriedade no mundo e se sagra como um dos mais preparados e avançados centros agro do planeta.

Mas, como nem tudo são flores, por conta do colapso do petróleo e baixa demanda por combustível, os produtores de cana tiveram enormes prejuízos e a produção agora é mais focada em açúcares do que no etanol. O setor de flores, queijo para restaurantes e frutas transportadas em avião também foram muito afetados.

O balanço geral é positivo e certamente, pelo menos no setor agro, o Brasil saíra nacional e internacionalmente mais forte, preparado e respeitado.