O que é adubo verde? A adubação verde é quando o produtor consorcia outra planta para ajudar na recuperação do solo, melhorar as condições físicas e químicas do ambiente. O objetivo da prática é aumentar o rendimento da terra.  Graças ao “adubo verde” é possível masterizar os recursos que seriam utilizados em apenas uma cultura em duas.

Para fazer a adubação verde o solo, variedades e clima precisam ser semelhantes. Ou seja, espaço físico, nutrientes, água e luz solar de ambas as culturas consorciadas precisam ser parecidas. A técnica milenar de recuperação de solos consiste em aumentar índices de nutrientes e solos que são produtivos mas você apenas quer mantê-los.

Um exemplo de estratégia de consórcio é plantar uma cultura de raízes profundas com uma cultura de raízes rasas, ou plantar uma cultura de altura com uma menor cultura que requer sombra parcial. – Horta Biológica

Esse método é utilizado desde antes de cristo, na Roma, na Grécia e na China.

O AgroNãoMia decidiu explicar melhor como ela funciona, confira:

Adubo verde no Brasil

A partir do século XX os estudos com adubo verde começaram no Brasil. Pesquisas e testes foram explorados. Mas, nos anos 50 e 60, com a chegada dos adubos minerais, os testes com adubo verde foram freados. Posteriormente, na década de 70 voltou com um pouco mais de força.

Métodos

Há diversas maneiras de aplicação. Pode-se trabalhar com adubação verde em sucessão (depois do seu período de cultivo), com rotação (durante seu período comercial) e consórcio (duas ao mesmo tempo).

Vantagens

Cobertura de solo segura a umidade e diminui os índices de raios solares que chegam ao solos). As leguminosas fixam nitrogênio no solo graças ao sistema radicular agressivo e diminui os torrões do solo, aumentando a aeração sem precisar do auxílio mecânico.

Uma prática normal é gastar o solo e repor com adubo. Isso leva à degradação terrestre a ponto de inutiliza-lo para produção. Contudo, o processo de recuperação deste solo degradado acaba custando alto para o produtor.

O adubo verde evita gastos futuros em recuperação do solo.

O Manejo Integrado de Praga e o controle biológico são outras alternativas de produção sustentável, veja aqui.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.