A startup “Já Fui Mandioca“, desenvolveu uma embalagem feita de mandioca (macaxeira ou aipim) que é 100% ecológica e vira adubo após o uso.

Desta forma, a empresa transformou o produto em uma opção extremamente ecológica e biodegradável para substituir plástico e isopor, altamente letais ao meio-ambiente.

Tais embalagens desenvolvidas a partir da mandioca, se tornam adubo em até 90 dias quando descartadas.

Além disso, em conversa com a Agencia de Notícias Brasil-Árabe, a empresa contou que busca ser sempre sustentável e ecológica em seus processos.

Sendo assim, eles revelaram que seu negócio se baseia em economia circular, como neste caso da embalagem de mandioca.

“A mandioca, que vira embalagem, que volta à terra, que vira mandioca novamente.” Disse Stelvio Mazza, fundador da “Já Fui Mandioca”.

Como se não bastasse, eles ainda revelaram que a produção desta embalagem consome 75x menos água, que o plástico.

Embora já seja um grande passo, o desafio agora é de passar a produzir em larga escala, para solucionar cada vez mais, o problema do acúmulo de lixo tóxico.

Além disso, Stelvio ainda disse que a produção pode crescer cada vez mais, abrangendo cada vez mais produtos, “quase tudo o que o isopor consegue”, por exemplo.

Porém, eles revelaram que fora afetados pela pandemia, mas que rapidamente se adaptaram ao novo mercado, encontrando novos clientes.

“Grande parte dos nossos clientes são de eventos e escritórios, que não existem atualmente por conta do home office. Então fizemos uma virada para delivery e restaurantes naturais.”

A empresa ainda foca suas negociações em território nacional, e planeja algum dia iniciar exportações.

Este é mais um grande passo sustentável para o nosso país e para o mundo que vivemos.