O que é controle biológico e manejo integrado de praga? O AgroNãoMia explica: Controle Biológico e MIP é quando o produtor rural utiliza predadores benéficos para acabar com insetos que transmitem doenças e são considerados pragas na agronomia.

No controle biológico, temos o MIP (Manejo Integrado de Praga). Dentro do controle biológico, além do MIP, há o controle com agroquímicos, pesticidas, inseticidas por que é necessário. Saiba mais:

Uma cultura que há bastante controle biológico é na cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar tem a broca da cana que fica dentro do “como”. Nesse caso é utilizado a “vespinha” que ataca a broca. Há uso de agrotóxicos para ajudar na cultura, mas ela não deixa de ser um tipo de controle biológico também.

O MIP proporciona o menor número de aplicações de agroquímicos, que consequentemente diminui os custos, o impacto no meio ambiente e o desperdício.

O que são as aplicações de calendário?

É aplicado sempre certa quantidade em determinado período e usado como forma de prevenção e isso está errado.

Através do MIP e controle biológico é necessário fazer uma amostragem (ou levantamento de pragas). É necessário saber a quantidade de pragas para saber realmente a quantidade necessária que será aplicada.

Como já dissemos o MIP não exclui o uso dos agrotóxicos e sim o uso moderado para fazer a lavoura progredir.

Por isso defendemos o uso consciente dos defensivos agrícolas, assim como o equipamento de aplicação, o IPI. O IPI é individual, ou seja, cada aplicador precisa ter o seu. Ele é obrigatório por lei para a aplicação de qualquer produto.

O MIP proporciona o menor número de aplicações de agroquímicos e, consequentemente, diminui os custos e é sustentável ao meio ambiente.

Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.