É possível alimentar o mundo com orgânicos? Infelizmente, não é possível alimentar o mundo apenas com alimentos orgânicos. O AgroNãoMia está nadando contra uma corrente de pessoas que possuem voz na grande mídia.
É preciso ter consciência de que a diferença de um produto orgânico para não-orgânico está apenas no preço final na prateleira do mercado. Confira:
Por que não é possível alimentar o mundo com alimentos orgânicos?
Não existe agricultura orgânica para alimentar 7 bilhões de pessoas. Em 2050 vai chegar esse número pode chegar a 9 bilhões de pessoas. Sem a ajuda dos agroquímicos, alimentar o mundo não é possível.
O AgroNãoMia não é contra os alimentos orgânicos. Mas não se esconde em ideologias utópicas. Uma pessoa que não possui poder aquisitivo alto não pode se alimentar apenas com produtos orgânicos.
O Brasil usa defensivos agrícolas há mais de 50 anos (desde 1970). Inclusive na Copa do Mundo de 70 a famosa musiquinha: 90 milhões em ação pra frente Brasil…
Em 1970, 90 milhões, hoje, 200 milhões de habitantes. E a expectativas de vida só cresce…
Valores altos
Os orgânicos exige maior área para menor produção, por isso custam cerca de 300% a mais do que os alimentos convencionais. Exemplo: se uma alface convencional custa R$4,00, a alface orgânica custa R$16,00.
Essa não é uma realidade dos brasileiros. Esses alimentos não sustentam a economia brasileira. Um em cada quatro reais da economia sai do Agronegócio. Veja aqui.
Agora quem segue a onda dos orgânicos e possui condições de comprar, vá em frente. O que defendemos realmente é uma produção em massa. É para essas pessoas que falamos.
Lembrando que o intuito do canal é promover discussões em alto nível e abrir o debate para temas do meio Agro.
Uma alternativa crescente nas regiões Sul e Sudeste é das Hortas Urbanas, confira.
Inscreva-se e fique ligado nas novidades no canal oficial do AgroNãoMia.