Ministério da Agricultura lista pontos de parada nas estradas como atividades essenciais.

Depois de algumas queixas registradas pelas dificuldades enfrentadas por elos da cadeia de transporte de produtos e alimentos, o Ministério da Agricultura definiu os postos de parada, restaurantes e conveniências de estrada como atividades essenciais, assim como hospitais, supermercados e farmácias.

A medida foi tomada para que estes estabelecimentos sigam funcionando, e facilitem as vidas dos caminhoneiros, que transportam os alimentos e mantém os mercados abastecidos com utensílios indispensáveis para a vida da população.

Caminhões na estrada.

Alguns dos novos classificados como serviços essenciais em publicação no Diário Oficial da União são: Postos de gasolina; Restaurantes; Lojas de conveniência; Locais para pouso e higiene, com infraestrutura mínima para caminhoneiros e para o tráfego de caminhões ao longo de estradas e rodovias de todo o país; Atividades de vigilância e inspeção sanitárias, como fiscalização de alimentos de origem animal e vegetal e controle de pragas e doenças.

Também estão na lista, atividades da cadeia de produção, como frigoríficos; Transporte e entrega de cargas em geral; Portos, entrepostos, ferrovias e rodovias, municipais, estaduais e federais para escoamento e distribuição de alimentos, bebidas e insumos agropecuários; Produção, distribuição e comercialização de combustíveis e derivados; Produção e distribuição de alimentos, bebidas e insumos agropecuários com especial atenção ao transporte e comercialização de produtos perecíveis.

Todos estes locais devem seguir em funcionamento, obedecendo completamente as normas de segurança e higiene para conter o avanço do COVID-19 nas estradas. Tais normas foram apresentadas e recomendadas pelo Ministério da Saúde.