As secas em Santa Catarina causaram queda brusca na produção de leite da região entre os meses de março e abril. Mais de 26 milhões de litros deixaram de ser produzidos no período por conta do mal tempo.

As chuvas irregulares prejudicam a produção do milho para silagem por deixarem o pasto mais seco. Tal milho é usado na alimentação dos animais e quando prejudicado, influencia negativamente em toda cadeia.

Com os 26 milhões de litros não produzidos no estado entre os meses março e abril, estimasse que o prejuízo financeiro beire os R$33 milhões. Adir Rangel, secretário da agricultura de Braço do Norte, falou sobre a situação:

“São 1, 2 milhão de litros de leite que deixam de ser produzidos mensalmente. Isso nos dá um prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão por mês que deixa de girar.” O município, que é referencia do setor na região, registrou queda de 30% na produção de leite.

Como se não bastasse, os custos de produção aumentaram porque os produtores tem que comprar parte da silagem que não conseguem produzir. Estimasse que o gasto total aumentou entre 35% e 40%.

Braço do Norte deve decretar situação de emergência nos próximos dias e a prefeitura pretende construir cisternas e fornecer equipamentos como bombas e mangueiras para os produtores, na intenção de amenizar os contratempos pela falta d’água.